Medo, ódio, pedras, fagulhas e fogo






Medo, ódio, pedras, fagulhas e fogo, assim nasceu o homem. homo sapien, homem sapien, homem modernos, forjados no medo, alimentados com ódio, moldados com pedras e na mente fagulhas que ateiam fogo nas duvidas, gerando ideias.

Júlia olhou nos olhos de Jorge e disse: 
- Olha, não sei quanto tempo isso vai durar, pode durar um dia, pode durar pro resto da nossa vida, mas você nunca saberá se não assumir esse risco. 

Risco, rabiscos, pinturas rupestres, paredões egípcios, bíblias cristãs, literatura nórdica, textos, palavras, e assim o homem evoluiu, se comunica, aprende, vivi, trabalha.  Forjados na cultura, alimentados com pela escrita, moldados com a religião e na mente o risco, que são fagulhas que ateiam fogo nas duvidas, gerando ideias.

Júlia continuou:
- Dê uma chance a você mesmo! O máximo que pode acontecer é nós sermos felizes juntos.

 Quando todo mundo mente, quando o mundo inteiro mente, falar a verdade se torna um ato de revolução, um ato de amor.

- Eu não posso mais fazer as coisas pra você, não podemos um carregar o peso do outro nunca mais, mas eu posso te apoiar e estar do seu lado.

Jorge ficou imóvel, não entendia o que as palavras que saiam da boca de Júlia, para ele eram só grunhidos, ele jamais entendera um erro, um sobro que não fosse físico, um toque que não fosse na pele. Jorge era um homem, 
homem de Neandertal. Compartilha com os humanos atuais em 99,7 % do seu DNA.

Revela no entanto diferenças morfológicas significativas. Jorge, não sabia o que sentia por Júlia, Jorge não sabia o que sentia por si, Jorge não sabia nada.
Era sofisticado em vários aspectos. Além de ferramentas, também usava o fogo, era bom caçador e já cuidou dos doentes.

 Visto como homem bruto, típico Neandertal ariano, ser visto no imaginário popular como um ser grosseiro e pouco inteligente. Era de maior robustez física que o homem atual e tinha um 
cérebro ligeiramente mais volumoso. O cérebro do Homo sapiens sapiens tem um tamanho médio de 1400 cm³, enquanto o dos neandertais chegava a ter cerca de 1600 cm³. Então Jorge tinha tanta consciência e inteligência quanto Júlia, ele só não a compreendia.

Júlia olhou nos olhos de Jorge e disse mais uma vez:
- Eu vou estar sempre aqui. 

Alguns cientistas descrevem Jorge como um ser de considerável cultura, eventualmente sobrestimado por alguns autores. Muitas questões carecem de uma resposta conclusiva de Jorge a Júlia, sobretudo as relacionadas com a sua extinção.

Comentários